sexta-feira, 5 de março de 2010

Just... DO IT

Fotografia... Just Do it!


Existem alguns comentários que sempre acabo por ler ou ouvir sobre fotografia:

1 - Eu gostaria de fazer algo parecido com o que você faz, mas eu não tenho uma câmera boa
2 - Eu gostaria de fotografar como você, mas não tenho um estúdio
3 - Eu gostaria de ter modelos como você, mas eu não conheço ninguém..

Aqui a minha resposta a estes 3 comentários que tanto escuto: VOCÊ PODE!

Quero que todos que estão lendo este post entendam algo, e o quanto antes, melhor. A única diferença entre nós que estamos fazendo fotografia, e aqueles que não está, é que:
NÓS ESTAMOS FAZENDO!!



E estes 3 comentários básicos que sempre escutamos nascem de dois sentimentos: Ignorância e Medo.
Ignorância porque muitos aspirantes a fotógrafos não entendem que muitos dos equipamentos a sua disposição podem ser adquiridos a um bom preço!
Medo, porque todos temos medo do fracasso, e se você é como eu, você é o seu pior crítico.
Eu comento sobre as minhas próprias fotos e digo: "Tá uma droga, eu faria de novo!"
Uma dica para os artistas é: Quando uma criação está inacabada ou até mesmo finalizada, mas não corresponde as nossas expectativas, devemos chama-la de "aprendizagem" e não de "fracasso".
Arte não há certo ou errado. Nós temos uma imagem do que deveria ser o "produto final" antes mesmo de começarmos, e quando a imagem não condiz com o final, temos a pré disposição de dizer que falhamos. Aprender sobre o que NÃO FUNCIONA é tão válido quanto aprender sobre o que FUNCIONA na sua arte.


Eu fotografo a alguns anos, e a ultima vez que e fui fotografar, acabei por me esquecer de olhar como andava a exposição das fotos... Resultado: Fotos super expostas, você para e pensa: Eu já deveria ter me acostumado a olhar tudo antes de começar a fotografar, mas não... Você nunca para de aprender...
Fotografia não é parar e pensar: "Ótimo, agora eu sou foda!" tem tudo a ver com a viagem, e não com o destino!
Não importa há quanto tempo você faça isso, ou o quanto as outras pessoas pensem que você é bom, ou o quanto você seja bem-sucedido, SEMPRE VAI EXISTIR ALGUÉM MELHOR!


Meu ponto é:
Se você ama fotografia, então FAÇA fotografia! Não fale, NÃO DESEJE o que você poderia ou não fazer... Simplesmente FAÇA!! DO IT!!
Faça com a câmera do seu celular, com uma compacta ou com uma câmera super cara.
O equipamento NÃO FAZ A IMAGEM!!
Você não precisa de iluminação 99% das  fotos que eu faço eu fotografo com luz natural. Você não precisa de um estúdio, faça do mundo seu estúdio, sua casa, seu jardim, sua rua, sua cidade... Peça aos amigos para serem seus modelos! Faça auto retrato! Faça para aprender como fazer!!



Quando fizer uma foto, faça da altura dos seus olhos, faça de um angulo abaixo dos seus joelhos, faça em ângulos abertos e fechados, troque a lente. Corte, rode, mude. Finalmente... Brinque, invente, pense, aprenda... erre...
E lembre-se: "As primeiras um milhão de fotos são as mais difíceis"


Fotografe o que você ama, ame o que você fotografa e o resto com o tempo, se acerta!




Skye

1 comentários:

Unknown disse...

tem muita verdade no que voce escreveu.